top of page
institucional-lg.jpg

NOTICIAS

FIQUE POR DENTRO

  • Bruno Scaravelli

A importância de uma educação com museus e exposições

A primeira infância é uma das fases onde o aprendizado é certeiro em todos os aspectos. Isso acontece porque, neste período, a criança está preparada para viver intensamente cada história empregada em seu caminho e se encontra exposta a um mundo repleto de oportunidades e novas experiências.

Logo, é papel fundamental da escola proporcionar uma vivência rica, didática e agregadora para essa criança, para que ela possa extrair o máximo disso tudo e construir o conhecimento e os valores que ela carregará no futuro.

E é com esse pensamento sobre o aprendizado que podemos falar, com certeza, sobre a importância de incluir no planejamento escolar as visitas em museus, exposições de artes, pontos históricos da cidade, dentre tantos outros lugares que permitirão integrar essas crianças num ambiente humanizado e auxiliarão na compreensão das entrelinhas de nossa evolução como espécie. Afinal de contas, tais ambientes oferecem muito mais do que apenas aprendizado escolar. Ali será possível formar o ser humano para o exercício da cidadania.

Ao frequentar esses espaços desde cedo, as crianças passam a ter noções sobre a história do mundo, entendem o porquê de muitas coisas estarem acontecendo atualmente, reconhecem a sua própria espécie e observam marcos históricos e fatos que raramente iriam atrair a atenção se fossem vistos apenas nos livros, em sala de aula. Aprendem, também, a se portar em um ambiente público, a preservar os objetos à sua volta e entendem que tudo o que nos cerca hoje, se tornará história um dia.

Num mundo cada vez mais escasso de informação adequada para nossos jovens, esses passeios permitem mostrar valores e agregar conhecimento de forma divertida, tirando os alunos da rotina e possibilitando uma experimentação diferenciada do conteúdo, que ficará para sempre na memória.

Uma boa educação se faz com boa informação! E museus e exposições são as melhores maneiras de se adquirir informação segura!

Agende a sua visita e venha conhecer as exposições disponíveis em nosso Instituto. Entre em contato com a gente pelo telefone (11) 99973-6686 ou através do e-mail contato@bubonem.org.br.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page