top of page
institucional-lg.jpg

NOTICIAS

FIQUE POR DENTRO

  • Bruno Scaravelli

Visite nossa exposição sobre cédulas e moedas nacionais

Até o próximo dia 01, estará disponível no saguão da Prefeitura de Itu a exposição “Cédulas e Moedas: uma grande aventura chamada história do Brasil”, promovida aqui pelo Instituto.

Com visitação gratuita, a mostra reúne moedas e cédulas de grande relevância para a história do Brasil, desde o período colonial até a atualidade.

Entre os destaques estão as séries completas das Olimpíadas e Paraolimpíadas no Rio de Janeiro, de 2016, e algumas moedas de períodos muito particulares da nossa história, como

do Brasil Holandês de 1645, conhecida como Florim Holandês, considerada por muitos como a primeira moeda brasileira.

“Os visitantes podem ver alguns exemplares mais recentes, mas que já saíram de circulação, como a cédula de R$ 1 – que aos poucos foi totalmente substituída pela moeda – e também a nota de R$ 10 feita de plástico, lançada em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil” explica o curador da mostra Emerson Castilho.

É possível, ainda, acompanhar uma linha do tempo que mostra as inúmeras trocas de moedas que aconteceram ao longo da história – foram 9 em cerca de 50 anos – e detalhes sobre o sistema de segurança das notas.

Segundo os organizadores, a exposição foi pensada para atender públicos de todas as idades. “Por ter uma identidade lúdica, a exposição é bem atrativa para as crianças, já que apresenta como mascotes os animais da fauna brasileira que estampam as cédulas, assim como outros personagens históricos que dialogam entre si”, afirma a historiadora Daniela Paulino, que ajudou a catalogar o acervo.

A exposição “Cédulas e Moedas: uma grande aventura chamada história do Brasil” pode ser visitada de de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page